De Abraham Lincoln a Roosevelt: o processo de transição do eleitorado negro do Partido Republicano para o Democrata nas páginas do 'Chicago Defender' (1920-1940)
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n37-14873Resumo
O objetivo deste artigo é o de retratar o processo de transição do eleitorado negro do Partido Republicano para o Partido Democrata durante o New Deal através do jornal afro-americano Chicago Defender. Este foi o principal periódico da imprensa negra nos Estados Unidos no período entre guerras. O jornal reproduziu um imaginário que sacralizou a figura de Abraham Lincoln e apoiou os candidatos do Partido Republicano em eleições nacionais e, principalmente, locais, na cidade de Chicago. A Grande Depressão, entretanto, criou uma conjuntura na qual o eleitorado negro questionou a postura dos republicanos e passou a considerar o Partido Democrata como uma alternativa, ainda que os democratas do Sul continuassem a apoiar a segregação racial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).