Os discursos da imprensa sobre as Paradas LGBT do Rio de Janeiro e de São Paulo de 1995 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n40-18902Resumo
O trabalho aqui apresentado é parte de um estudo mais amplo e que se propõem a analisar os 23 anos das Paradas LGBTs2. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar a construção do discurso jornalístico a fim de verificar no seu discurso a forma com a qual ela vem trabalhando as identidades homossexuais. Trabalharemos com os discursos produzidos pela imprensa escrita, em especial os jornais O Globo e Folha de São Paulo, por ocasião das realizações das Paradas do Orgulho LGBT2 nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Abordaremos as matérias que noticiaram o evento nos meses de sua realização desde 1995 até 2010. Por fim, tentaremos identificar as múltiplas vozes existentes na produção jornalística, os sentidos acerca da inclusão e exclusão social destes grupos, e de que maneira a imprensa produz realidade sobre a Parada e os LGBTs.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-06-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).