Impactos da expansão urbana nos espaços cemiteriais em Uberlândia nas décadas 1940 e 1950
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer a análise dos novos projetos urbanos nas décadas de 1940 e 1950 em Uberlândia relacionando-os com os espaços cemiteriais da cidade. A pesquisa apresentará como os projetos, baseados fortemente na especulação imobiliária, acabaram por atingir os cemitérios existentes, ao ponto de um destes ser definitivamente extinto, por estar próximo demais do centro da cidade. Nesse recorte temporal o trabalho tentará investigar as razões pelas quais o denominado “velho” cemitério, inaugurado em 1898, deixa de existir, além de buscar as explicações para o fato de o cemitério municipal edificado em 1928, depois denominado de “São Pedro”, passar a receber outros melhoramentos, e por fim trata da edificação de uma outra necrópole, o Cemitério São Paulo em 1954.
Downloads
Referências
CATROGA, Fernando. O céu da memória. Cemitério romântico e culto cívico dos mortos em Portugal 1756-1911. Coimbra: Livraria Minerva Editora, 1999.
DANTAS, Sandra M. Veredas do progresso em tons altissonantes. Uberlândia (1900-1950). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (Dissertação de mestrado), 2001.
DILLMANN, Mauro. Morte e práticas fúnebres na secularizada República: a irmandade e o Cemitério São Miguel e Almas de Porto Alegre na primeira metade do século XX. São Leopoldo: Unisinos (Tese de doutorado), 2013.
LOPES, Valéria M. Uberlândia: histórias por entre trilhas, trilhos e outros caminhos. Memórias, construção e apropriações dos espaços. Uberlândia: EDUFU, 2010.
LOURENÇO, Luis A. B. Bairro do Patrimônio: salgadeiros e moçambiqueiros. Uberlândia: Secretaria Municipal de Cultura, 1986.
OLIVEIRA, Júlio César de. Ontem ao luar: o cotidiano boêmio da cidade de Uberlândia (MG) nas décadas de 1940 a 1960. Uberlândia: EDUFU, 2012.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Uma outra cidade. O mundo dos excluídos no final do século XIX. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001.
RIBEIRO, Raphael A. Almas enclausuradas: prática de intervenção médica, representações culturais e cotidiano no Sanatório Espírita de Uberlândia (1932-1970). Uberlândia. UFU (Dissertação de mestrado), 2006.
SOARES, Beatriz Ribeiro. Uberlândia: da Cidade Jardim ao portal do Cerrado. Imagens e representações do Triângulo Mineiro. São Paulo: USP, 1995 (Tese de doutorado).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).