From Jungle to Space: Cartography, Satellites, and the Environment
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n41-23070Resumo
Este artigo explora a história de como os homens tem mapeado e conceituado geograficamente o espaço, e seus eventuais efeitos sobre o meio ambiente. Focando a história do mapeamento, da aeronáutica e dos voos ao espaço, o artigo explora como a ciência e a tecnologia tem sido empregada pelo governo brasileiro na conquista das fronteiras, especialmente da Amazônia. Analisa como essa conquista espacial afetou o meio ambiente na região. Os governos de Getúlio Vargas (1930-1945) e da ditadura militar brasileira (1964-1985) usaram o mapeamento, aeronaves e satélites para promover economicamente o desenvolvimento da região, desenvolvimento que causou a degradação do meio ambiente e conflitos com os povos indígenas. Finalmente, analisamos como as imagens de satélites reverteram essa tendência quando passaram a ser usadas par reforçar as leis ambientais, reduzindo enormemente a taxa de desmatamento na Amazônia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-12-2018
Edição
Seção
Dossiê: Percursos históricos: ciência, tecnologia e meio ambiente
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).