Integração nacional no Brasil: as grandes rodovias da Amazônia (1970-1979)

Autores

  • Dulce Portilho Maciel Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Lígia Maria de Carvalho Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Fernando Lobo Lemes Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Fundamentado em fontes impressas produzidas ainda no calor dos acontecimentos, o presente trabalho trata da implantação de grandes estradas de rodagem na região da Amazônia, durante a déca da de 1970, sob o regime civil-militar instaurado no Brasil a partir de 1964. O texto apresenta algumas vicissitudes sofridas pela rodovia Transamazônica, a partir do início de sua construção, em 1970, até os dias atuais. Enfatiza a etapa inicial de sua implantação, principalmente quanto às funções que lhe caberia desempenhar, a serviço de diferentes estratégias governamentais. Este modelo de gestão, baseado em grandes projetos de investimento contribuiu largamente para a conformação de um espaço nacional integrado, ainda que profundamente desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Portilho Maciel, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Lígia Maria de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Atua como Analista de Gestão Administrativa na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no Centro de Documentação do Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UEG)

Fernando Lobo Lemes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em História pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3, professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e coordenador do Núcleo de Pesquisa Científica (NPC) da Faculdade de Direito Raízes

Referências

ABREU, Alzira et al.(Coord.). Afonso Augusto de Albuquerque Lima. In:______. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro: Editora FGV-Cpdoc, v. III, 2001, p. 3124-3128.
ANDRADE, Coronel João Walter de. Planos de desenvolvimento: SUDAM. In: CASA DO ESTUDANTE DO BRASIL. Problemática da Amazônia. Rio de Janeiro: Livraria-Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1969, p. 129-148.
BOMFIM, Ronaldo Franco S. A infraestrutura da Amazônia e seu desenvolvimento econômico. In: CASA DO ESTUDANTE DO BRASIL. Problemática da Amazônia. Rio de Janeiro: Livraria-Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1969, p. 87-112.
BRASIL. Amazônia: legislação desenvolvimentista. Belém: BASA – Departamento de Estudos Econômicos, 1972. 280p.
FAVARO, Thomaz. Cicatrizes dos nossos erros. Revista Veja. Especial Amazônia, setembro, p. 49-53, 2009a.
FAVARO, Thomaz. 40 anos de poeira e lama. Revista Veja. Especial Amazônia, setembro, p. 54-57, 2009b.
GRANATO, Fernando. Uma estrada do tamanho do Brasil. História, dezembro, p. 52-57, 2004.
LIMA, General Afonso A. de Albuquerque. A participação do Ministério do Interior no desenvolvimento e na ocupação da Amazônia. In: CASA DO ESTUDANTE DO BRASIL. Problemática da Amazônia. Rio de Janeiro: Livraria-Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1969, p. 13-57.
LIMA, General Afonso A. de Albuquerque. Aspectos gerais do desenvolvimento regional. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro: IBGE, n. 2005, ano 27, julho/agosto, p. 3-15, 1968.
MATTOS, General Meira. Uma Geopolítica pan-amazônica. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. 215p.
MORAIS, Fernando; GONTIJO, Ricardo; CAMPOS, Roberto de Oliveira. Transamazônica. São Paulo: Brasiliense, 1970. 135p.
PEREIRA, Osny Duarte. A Transamazônica: prós e contras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. 429p.
PICOLI, Fiorelo. O capital e a devastação da Amazônia. São Paulo: Expressão Popular, 2006. 255p.
PINTO, General Lauro Alves. A participação das Forças Armadas na ocupação da Amazônia. In: CASA DO ESTUDANTE DO BRASIL. Problemática da Amazônia. Rio de Janeiro: Livraria-Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1969, p. 245-260.
REIS, Arthur Cezar F. Instalação. In: CASA DO ESTUDANTE DO BRASIL. Problemática da Amazônia. Rio de Janeiro: Livraria-Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1969, p. 10-11.
VAINER, Carlos B; ARAÚJO, Frederico. A questão regional brasileira e as políticas governamentais. In: ______. Grandes projetos hidrelétricos e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: CEDI, 1992, p. 13-32.
VAINER, Carlos B. Fragmentação e Projeto Nacional: Desafios para o Planejamento Territorial. In: DINIZ, C. C. (Org.). Políticas de desenvolvimento regional: desafios e perspectivas à luz das experiências da União Europeia e do Brasil. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2007, p. 103-124.

Downloads

Publicado

15-07-2020

Edição

Seção

Dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contempo