Fiel ou infiel? A exteriorização da fé e a classificação religiosa de conversos nos processos inquisitoriais de Cidade Real (1483-1485)
Resumo
O artigo busca identificar por meio dos testemunhos de acusação e defesa quais eram os comportamentos que levavam um converso a ser considerado cristão sincero. Discute ainda que havia manifestações variadas de religiosidade, que vão desde a aceitação da verdade cristã ao sincretismo religioso e descrença em alguns dogmas. Contata-se que a exteriorização da fé era de suma importância para a assimilação dos conversos à comunidade cristã, mas não necessariamente era garantia de sinceridade religiosa ou de absolvição perante a Inquisição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).