Portugal e Japão no Século XVI
Encontros e Desencontros no Processo Civilizador
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v50i50.38715Resumo
O artigo discute o princípio do processo de interação entre lusitanos e japoneses no século XVI a partir das concepções sociológicas de Norbert Elias, referindo-se principalmente à ideia essencial do autor, por ele designada como o “Processo Civilizador”. Utilizamos, por fonte, distintos escritos relacionados ao início da presença dos europeus no Japão no período das grandes navegações, entre eles as missivas redigidas pelo missionário Francisco Xavier da Companhia de Jesus, o segmento de um texto japonês e um escrito do comerciante português, cognominado de Jorge Alvares. De igual modo, temos por base documental o escrito de Erasmo de Rotterdam, utilizado por Norbert Elias, em que Rotterdam discorre sobre o processo de refinamento comportamental na Europa Moderna. Ao versar sobre as minúcias presentes nos hábitos das populações europeias, Elias foi capaz de identificar um processo de ampla mudança civilizacional na Europa Ocidental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).