Portugal e Japão no Século XVI

Encontros e Desencontros no Processo Civilizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v50i50.38715

Resumo

O artigo discute o princípio do processo de interação entre lusitanos e japoneses no século XVI a partir das concepções sociológicas de Norbert Elias, referindo-se principalmente à ideia essencial do autor, por ele designada como o “Processo Civilizador”. Utilizamos, por fonte, distintos escritos relacionados ao início da presença dos europeus no Japão no período das grandes navegações, entre eles as missivas redigidas pelo missionário Francisco Xavier da Companhia de Jesus, o segmento de um texto japonês e um escrito do comerciante português, cognominado de Jorge Alvares. De igual modo, temos por base documental o escrito de Erasmo de Rotterdam, utilizado por Norbert Elias, em que Rotterdam discorre sobre o processo de refinamento comportamental na Europa Moderna. Ao versar sobre as minúcias presentes nos hábitos das populações europeias, Elias foi capaz de identificar um processo de ampla mudança civilizacional na Europa Ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Carlos Fassuci Larini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de
Maringá (UEM). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade
Estadual de Maringá (UEM). Atualmente bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES). Integrante desde 2014 do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da
Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cofundador e integrante do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Sezinando Luiz Menezes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cofundador e integrante do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Downloads

Publicado

20-07-2023