Stella Coelli Extirpavit

percepção, trânsito sacrificial e devoção na ladeira da penitência do convento de Nossa Senhora da Penha na província do Espírito Santo (séc. XIX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v49i49.38902

Palavras-chave:

Igreja Católica; Marianismo; Convento de Nossa Senhora da Penha.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo compreender a importância da Ladeira da Penitência, localizada no Convento de Nossa Senhora da Penha na Província do Espírito Santo, para a devoção mariana no século XIX. Para este fim, fizemos uma análise histórica, cartográfica e especial do Convento de Nossa Senhora da Penha, bem um estudo sobre alguns relatos encontrados em jornais do século XIX referentes especificamente a Ladeira da Penitência. Paralelamente a isso, tratamos de entender com a Ladeira da Penitência se converteu em um espaço devocional potencializada pela prática do trânsito sacrificial e percepção do sagrado na natureza e monumento construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludimila Caliman Campos Vinhas Alcuri, Faculdade Pública de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Professora titular e pesquisadora na Faculdade Pública de Ensino Superior de Linhares (Faceli) onde coordena o Laboratório de Cultura, Representação e Imagem em Estudo (CRIE/FACELI) e membro permanente do Conselho Superior (Consup). Além disso, é colaboradora nacional do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/UFES/USP) e membro do Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Addam Orssich (IPAE). Atualmente, atua nas áreas de História, Arqueologia e Antropologia, com ênfase em Cultura Material, Antropologia Cultural e do Consumo e História das Religiões e Religiosidades. E-mail: alcuri.ludmila@gmail.com.

Downloads

Publicado

03-02-2023

Edição

Seção

Dossiê n. 49 (2022/2) -História e Arqueologia: diálogos interdisciplinares