As laudationes de Apuleio de Madaura à luz da cultura material

a territorialização do teatro de Cartago como espaço de poder do orador e do filósofo (séc. II d.C.)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v49i49.39137

Palavras-chave:

Cartago; Teatro; Apuleio.

Resumo

Em Cartago, entre as décadas de 160 e 180 d.C., Apuleio fez do teatro citadino seu espaço frequente de declamações públicas, onde se notabilizou como orador e filósofo, estabelecendo relações de amicitia com diversas autoridades. Em consonância com tal fato e por intermédio da análise dos dados fornecidos pela cultura material e pela obra Florida, propomos discutir o modo como Apuleio se apropriou do edifício como uma importante arena de promoção de sua identidade como um vir ilustre. Em grande medida, defendemos que a escolha do local seguiu uma lógica de ressignificação do espaço, a fim de torná-lo um território de poder sob a autoridade do autor madaurense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belchior Monteiro Lima Neto, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do qual é Coordenador pelo biênio 2021-2023. Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, seção Espírito Santo (Leir-ES). E-mail: belchior67@hotmail.com.

Edjalma Nepomoceno Pina, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo, sob orientação do Prof. Dr. Belchior Monteiro Lima Neto. Bolsista Capes. Membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, seção Espírito Santo (Leir-ES). E-mail:edjalma.contato@gmail.com.

Downloads

Publicado

03-02-2023

Edição

Seção

Dossiê n. 49 (2022/2) -História e Arqueologia: diálogos interdisciplinares