Uma missão sem fronteiras

Gabriel Malagrida e a fundação de recolhimentos femininos na América portuguesa (1735-1754)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v50i50.40155

Palavras-chave:

Gabriel Malagrida, Recolhimentos Femininos, Missão

Resumo

Gabriel Malagrida (1689-1761), missionário italiano da Companhia de Jesus, foi responsável por fundar instituições educativas na América portuguesa. Objetiva-se analisar a sua influência na fundação e funcionamento de recolhimentos femininos, que seguiam os princípios das ursulinas, e que visavam não só o recolhimento, mas também educar meninas para uma vida laica, voltada para o matrimônio e a maternidade. Destaca-se o recolhimento da Soledade de Salvador, fundado em 1739, cuja análise documental demonstra os entrelaçamentos dos jesuítas com as ursulinas. Ao analisar documentação do Arquivo Histórico Ultramarino e com os aportes teórico metodológicos da História Social será possível compreender as conexões do padre Gabriel Malagrida junto à Corte portuguesa, o apoio obtido das elites locais e de seus irmãos inacianos em suas ações voltadas para o disciplinamento do sexo feminino na colônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pereira Lage, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Professora adjunta do curso de Historia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Professora do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFVJM). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG (linha História da Educação). Pós doutorado em Educação (UEM). Doutorado em Educação (UFMG). Mestrado em Educação (UNICAMP). Licenciatura em História (UFMG). Pesquisadora do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE/FAE/UFMG), do Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio Históricas em Educação dos Vales (GEPSHE-Vales). Coordenadora da sessão Minas Gerais do GT de História da Educação da ANPUH. Coordenadora da Rede Mineira de Pesquisa em Educação. Tem experiência no ensino e pesquisa em Historia. Atua nas seguintes áreas: história da educação, ensino de historia e Estágio Supervisionado. Pesquisa as especificidades da História da educação confessional feminina, e das instituições educativas. Orienta pesquisas na área de História da Educação, gênero e religiosidade. 

Thiago Medeiros, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutorado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (em andamento). Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Especialista em Gestão Educacional pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2012). Licenciado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Aluno do curso de Graduação em Arquivologia na Universidade Federal da Paraíba e Professor de História com lotação na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa CEIbero - Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, Grupo de Pesquisa em História da Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais, e do Grupo de Pesquisa Justiça, Administração e Luta Social - JALS, da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse e desenvolve suas pesquisas junto as seguintes temáticas: História da Igreja e do Estado, História das Instituições Escolares, Seminários, Formação de sacerdotes na América portuguesa.

Downloads

Publicado

20-07-2023

Edição

Seção

Dossiê n.50 (2023/1) A Companhia de Jesus e sua dinâmica relacional nos Impérios coloniais ibéricos, (séculos XVI - XVIII)