Uma missão sem fronteiras
Gabriel Malagrida e a fundação de recolhimentos femininos na América portuguesa (1735-1754)
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v50i50.40155Palavras-chave:
Gabriel Malagrida, Recolhimentos Femininos, MissãoResumo
Gabriel Malagrida (1689-1761), missionário italiano da Companhia de Jesus, foi responsável por fundar instituições educativas na América portuguesa. Objetiva-se analisar a sua influência na fundação e funcionamento de recolhimentos femininos, que seguiam os princípios das ursulinas, e que visavam não só o recolhimento, mas também educar meninas para uma vida laica, voltada para o matrimônio e a maternidade. Destaca-se o recolhimento da Soledade de Salvador, fundado em 1739, cuja análise documental demonstra os entrelaçamentos dos jesuítas com as ursulinas. Ao analisar documentação do Arquivo Histórico Ultramarino e com os aportes teórico metodológicos da História Social será possível compreender as conexões do padre Gabriel Malagrida junto à Corte portuguesa, o apoio obtido das elites locais e de seus irmãos inacianos em suas ações voltadas para o disciplinamento do sexo feminino na colônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).