Entre Preces e Negociações

Os Jesuítas no Japão dos séculos XVI e XVII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v50i50.40244

Palavras-chave:

Trato da seda, Jesuítas, Japão

Resumo

Após o cristianismo ser proibido no Japão, por força de um edito promulgado em 1614, os membros da Companhia de Jesus sofreram duras críticas dos missionários de outras ordens. No ano seguinte ao edito, o frade franciscano Sebastião de São Pedro redigiu um tratado no qual culpava os jesuítas por terem provocado a perseguição no Japão. Para Sebastião, a participação da Companhia de Jesus no comércio da seda chinesa vendida no Japão pelos comerciantes portugueses criara uma série de inimizades com autoridades japonesas que, para se verem livres dos jesuítas, prejudicaram toda a cristandade. Em 1617, o provincial jesuíta Valentim Carvalho, compôs uma Apologia rebatendo as críticas do frade. Através das problemáticas levantadas por essas duas obras, esse artigo pretende analisar e envolvimento dos jesuítas no comércio da seda assim como os acordos que os padres costuraram com lideranças locais e comerciantes portugueses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cabral Bernabé, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Assistente de Pesquisa do grupo CAPASIA – As
Origens Asiáticas do Capitalismo (https://www.capasia.eu), baseado no Instituto Universitário Europeu (EUI) em Florença, Itália. 

Downloads

Publicado

20-07-2023

Edição

Seção

Dossiê n.50 (2023/1) A Companhia de Jesus e sua dinâmica relacional nos Impérios coloniais ibéricos, (séculos XVI - XVIII)