A serviço de Deus e do Rei

orientações para a evangelização nativa da Companhia de Jesus no vice-reino do Peru em fins do século XVI por meio das correspondências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v1i47.40286

Palavras-chave:

Companhia de Jesus, Evangelização Indígena, Patronato

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as orientações contidas em uma correspondência enviada pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, Claudio Aquaviva, ao seu padre provincial no vicereino do Peru, Baltasar Piñas, no ano de 1584. Com a finalidade de realizar a catequização da população nativa do local e a sua sequente conversão, e por meio da relação firmada entre a Igreja Católica e o monarca espanhol, Felipe II, a Companhia de Jesus obteve um papel determinante para a salvação das almas na América espanhola, uma vez que esta Congregação estava fundamentada nos ideais defendidos pela Igreja Católica no período, o que a diferia das demais ordens regulares. Através de uma metodologia de caráter interpretativo, explicitaremos os principais pontos contidos no documento, considerando os limites desta análise, que insere as orientações da presente missiva em uma conjuntura maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Carlos da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ Doutorando em História

Doutorando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UNIRIO). Bolsista CAPES. 

Downloads

Publicado

20-07-2023 — Atualizado em 20-07-2023

Edição

Seção

Dossiê n.50 (2023/1) A Companhia de Jesus e sua dinâmica relacional nos Impérios coloniais ibéricos, (séculos XVI - XVIII)