Trajetórias inacianas no império português, segunda metade do século XVIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/dim.v50i50.40293

Palavras-chave:

egressos, Companhia de Jesus, deslocamentos, trajetórias

Resumo

Esse texto se propõe a discutir os efeitos da lei publicada em agosto de 1767 por D. José I, obrigando a todos que tivessem cartas de fraternidade outorgadas pela Companhia de Jesus ou que fossem egressos da ordem, a se deslocarem rumo a Lisboa para jurar fidelidade ao monarca. Serão analisados quatro livros em que foram registradas informações pessoais de cada um dos 301 ex-jesuítas que se apresentaram entre os anos de 1767 e 1770. Esse conjunto documental permite perceber um pouco sobre suas vidas e relações sociais que estabeleceram após saírem da ordem, assim como seus deslocamentos pelo império português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Amantino, UNIVERSO/UERJ

Professora doutora do Programa de pós-graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira e do
Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Esse texto é resultado do projeto de pesquisa “A Companhia de Jesus na capitania do Rio de Janeiro: reforma, expulsão e controle sobre seus egressos, 1750-1800” financiado pela Fundação de amparo à pesquisa no Estado do Rio de Janeiro FAPERJ. 

Downloads

Publicado

20-07-2023

Edição

Seção

Dossiê n.50 (2023/1) A Companhia de Jesus e sua dinâmica relacional nos Impérios coloniais ibéricos, (séculos XVI - XVIII)