Crianças e adolescentes nos relatórios da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados (Brasil – 1990)
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v52i2.45100Palavras-chave:
Direitos Humanos, Infâncias, BrasilResumo
Desde o início do período da redemocratização brasileira, a Câmara dos Deputados adquiriu novo status, acolhendo paulatinamente as demandas das populações consideradas mais vulneráveis. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados foi criada em 1995, a partir sobretudo das diretrizes da Declaração e Programa de Ação de Viena. Neste artigo analisamos as principais denúncias de violações de Direitos Humanos recebidas pelo parlamento no campo das infâncias e adolescências na década de 1990, bem como os caminhos propostos pelos deputados federais para os problemas sociais na época.
Downloads
Referências
AREND, Silvia Maria Fávero. Direitos humanos e infância: construindo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1978-1989). Tempo, v. 26, n. 3, p. 605–623, set. 2020.
AVRITZER, Leonardo.; BIGNOTTO, Newton.; GUIMARÃES, Juarez; FILGUEIRAS, Fernando.; STARLING, Heloísa. (Org.). Dimensões Políticas da Justiça. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
BALLESTRIN, Luciana. Direitos Humanos, Estado e Sociedade Civil nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). Teoria & Sociedade. 2. 10-33, 2008.
DAMINELLI, Camila Serafim (2019). Uma Fundação para o Brasil Jovem: Funabem, Menoridade e Políticas Sociais para infância e juventude no Brasil (1964-1979) (Tese de Doutorado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
MENDEZ, Emílio Garcia. Adolescentes e responsabilidade penal: um debate latino- americano. Buenos Aires, 2000.
MENEGHETTI, Gustavo. Na mira do sistema penal: o processo de criminalização de adolescentes pobres, negros e moradores da periferia no âmbito do sistema penal Catarinense. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.
MURAD, Juliana. G. P.; ARANTES, Rafael S. Levantamento estatístico sobre o sistema socioeducativo da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. (SPDCA/SEDH-PR). Brasília, 2004.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).