ESTADO E INICIATIVA PRIVADA NOS MODELOS DA “RETOMADA” E DO “NUEVO CINE ARGENTINO”

Autores

  • Artur de Almeida Malheiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Resumo

Em meados da década de 90 do século passado, os cinemas brasileiro e argentino passaram por momentos semelhantes de aquecimento de seus mercados cinematográficos. A “Retomada” brasileira é impulsionada pela iniciativa privada, favorecida por leis de incentivo que permitem às empresas a dedução do investimento no Imposto de Renda. Na Argentina, o “Nuevo Cine Argentino” surge sob o apoio do Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA), órgão governamental que cria a Ley de Cine, de fomento e regulamentação da atividade cinematográfica. Este trabalho pretende trazer à luz os modelos brasileiro e argentino de fomento ao cinema que, a partir da década de 1990, transformaram o mercado audiovisual desses dois países.

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Dossiê: Ideia, cultura e política na América Latina