Uma análise de movimento indígena no México e no Espírito Santo
Resumo
Neste artigo tencionamos analisar o movimento indígena no México, a partir do neozapatismo e o movimento indígena no Espírito Santo. Para tanto, as fontes utilizadas no caso do EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional) consistem nos periódicos Proceso, La Jornada e nos comunicados oficiais do movimento indígena durante o período de 1994 a 2004. No caso do movimento indígena no Espírito Santo, vamos analisar os comunicados indígenas e as reportagens do jornal eletrônico Século Diário no período de 2005 a 2006. Pretendemos elencar alguns pontos de similitude em ambos os movimentos, tais como o caráter étnico, a articulação dos movimentos com a sociedade civil, nacional e internacional, a relação de subordinação com o modelo de desenvolvimento econômico, o passado indígena e a exclusão social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Dossiê: Ideia, cultura e política na América Latina
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).