Crítica e erudição em João Ribeiro

Autores

  • Rogério Rosa Professor Adjunto de Teoria e Metodologia da História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Resumo

O artigo tem como proposta analisar a atuação de João Ribeirocomo crítico e erudito. Esse objetivo geral será desdobrado em duas partes.A primeira visa identificar a relação do autor com as raízes da historiografiado século XIX. A segunda tem como meta perscrutar as bases teóricas de suaconcepção de narrativa histórica. A fonte de referência para o trabalhoconsiste em três textos de crítica publicados por ocasião do lançamento, em1927, da terceira edição de História Geral do Brasil de Francisco Adolfo deVarnhagen. A hipótese defendida é de que Ribeiro não se afastoucompletamente do regime historiográfico oitocentista brasileiro. Oargumento está centrado nos elogios feitos à obra do Visconde de PortoSeguro, nos autores de referência para suas produções, bem como no próprioexercício de pesquisa que efetuou em sua trajetória intelectual,principalmente em ensaios de análise e crítica documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Rosa, Professor Adjunto de Teoria e Metodologia da História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Professor Adjunto de Teoria e Metodologia da História da Universidade do Estado deSanta Catarina (UDESC). Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio deJaneiro (2008).

Downloads

Publicado

11-11-2013

Edição

Seção

Dossiê: Intelectuais, Historiografia e História Intelectual