Intelectuais brasileiros e a política de divulgação cultural do Brasil entre 1930-1950: primeiros apontamentos para o estudo do problema

Autores

  • Thiago Lima Nicodemo

Resumo

O objetivo deste texto é estabelecer algumas linhas gerais para oestudo da história da circulação dos intelectuais brasileiros em missão dedivulgação cultural do Brasil nos Estados Unidos e no continente europeuentre os anos 1930 e 1950. Para se compreender este processo, propõe-se,em primeiro lugar, uma investida na história da Divisão Cultural doItamaraty, com ênfase no projeto de fundação de cátedras de “EstudosBrasileiros” em cerca de quinze universidades no mundo. Proposto entre1952 e 1955 o projeto, ainda não estudado pela historiografia, unificou váriasiniciativas difusas de divulgação cultural das décadas anteriores. A criaçãodestas cátedras insere-se, por sua vez, num panorama geral de disseminaçãode institutos de estudos latino-americanos nos Estados Unidos, a partir dosanos quarenta, de um lado; e pelo avanço europeu sobre a américa-latinaencampado pela UNESCO a partir de sua criação, após a Segunda-GuerraMundial e na década seguinte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lima Nicodemo

Thiago Lima Nicodemo é formado em História pela Universidade de São Paulo (USP) eem Direito pela PUC-SP (ambos em 2002), é mestre e doutor em História Social pela USP epós-doutor e pesquisador pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP).

Downloads

Publicado

11-11-2013

Edição

Seção

Dossiê: Intelectuais, Historiografia e História Intelectual