O controle social e as festas cívicas no Brasil de Getúlio Vargas (1937/1945) e na Argentina de Juan Domingo Perón (1946/1955)

Autores

  • Claudia Schemes Universidade Feevale

Resumo

Este artigo trata dos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, nosanos de 1937 a 1945 e Juan Domingo Perón, na Argentina, nos anos de 1946a 1955, procurando refletir, sob a ótica da nova história política, sobre aimportância das festas cívicas organizadas por esses regimes. O varguismo eo peronismo são considerados como momentos de reforço do autoritarismolatino-americano que tiveram sua inspiração nos fascismos europeus. Asfestas cívicas serão analisadas como mecanismos ideológicos que apontavampara a unanimidade de apoio das massas aos regimes, mostrando ateatralização da ideia da sociedade harmônica, igualitária e feliz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em História, professora da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS),Pesquisa em andamento: História, gênero biográfico e micro-história do Grupo de PesquisaHistória e Memória da Comunidade, vinculado ao Programa de Mestrado Processos eManifestações Culturais. Órgão financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPERGS.E-mail: claudias@fevale.br.

Downloads

Publicado

11-11-2013

Edição

Seção

Artigos