O controle social e as festas cívicas no Brasil de Getúlio Vargas (1937/1945) e na Argentina de Juan Domingo Perón (1946/1955)
Resumo
Este artigo trata dos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, nosanos de 1937 a 1945 e Juan Domingo Perón, na Argentina, nos anos de 1946a 1955, procurando refletir, sob a ótica da nova história política, sobre aimportância das festas cívicas organizadas por esses regimes. O varguismo eo peronismo são considerados como momentos de reforço do autoritarismolatino-americano que tiveram sua inspiração nos fascismos europeus. Asfestas cívicas serão analisadas como mecanismos ideológicos que apontavampara a unanimidade de apoio das massas aos regimes, mostrando ateatralização da ideia da sociedade harmônica, igualitária e feliz.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-11-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).