A imprensa e o cronista: a oposição aos governos militares brasileiros em Carlinhos Oliveira

Autores

  • Márcia Pereira Silva; Jean Carllo Silva

Resumo

Este trabalho aborda a complexa relação existente entre sujeitosindividuais que atuaram na imprensa, compreendida enquanto instituiçãosocial, e os governos civil/militares brasileiros entre os anos de 1964 e 1985.Nesse sentido, destacamos a ação do jornalista e literato José Carlos Oliveiraque por sua escrita fortemente ancorada no cotidiano, no pretensamentetrivial, resultou em importantes flagrantes de um período marcado peloautoritarismo. Assim, analisamos as crônicas de Carlinhos Oliveira,sobretudo as publicadas no Jornal do Brasil no ano de 1968. Por meio dessesrelatos evidenciamos, também, o exercício da escrita como forma deoposição à ditadura, uma alternativa para aqueles que quiseram resistir, masnão optaram pela adesão aos grupos políticos organizados, nem pela via dasarmas, como propunha a guerrilha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Pereira Silva; Jean Carllo Silva

Márcia Pereira Silva: Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da UniversidadeEstadual de Montes Claros. Atualmente é professora assistente da Faculdade de CiênciasHumanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP.

Jean Carllo Silva: Possui graduação em Comunicação Social e especialização em Metodologia e Didática doEnsino Superior pela Fundação de Ensino Superior de Passos. Atualmente é professor eCoordenador de Atividades Complementares de Graduação (ACG) da Fundação de EnsinoSuperior de Passos.

Downloads

Publicado

11-11-2013

Edição

Seção

Artigos