Paul Ricoeur e o lugar da memória na historiografia contemporânea
Resumo
O presente texto visa tecer breves considerações sobre as relaçõesentre memória e narrativa na historiografia da segunda metade do século XXtendo a obra de Paul Ricoeur como referência central. O objetivo é discutiralguns aspectos e questões mais frequentemente apontadas por diferentesintérpretes que se referem ao estatuto da narrativa e ao lugar da memória e nahistoriografia recente, localizando seus aportes teóricos fundamentais esugerindo alguns caminhos de reflexão. Situa a contribuição de Tempo e narrativa como decisiva para se pensar um novo olhar sobre a relação entrehistória e memória.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-11-2013
Edição
Seção
Dossiê: Intelectuais, Historiografia e História Intelectual
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).