Paul Ricoeur e o lugar da memória na historiografia contemporânea

Autores

  • Julio Bentivoglio; Maria Renata da Cruz Duran Maria renata da Cruz Duran: Professora adjunta de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual de Londrina Julio Bentivoglio é professor Adjunto de Teoria da História na Universidade Federal do Espírito Santo.

Resumo

O presente texto visa tecer breves considerações sobre as relaçõesentre memória e narrativa na historiografia da segunda metade do século XXtendo a obra de Paul Ricoeur como referência central. O objetivo é discutiralguns aspectos e questões mais frequentemente apontadas por diferentesintérpretes que se referem ao estatuto da narrativa e ao lugar da memória e nahistoriografia recente, localizando seus aportes teóricos fundamentais esugerindo alguns caminhos de reflexão. Situa a contribuição de Tempo e narrativa como decisiva para se pensar um novo olhar sobre a relação entrehistória e memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Bentivoglio; Maria Renata da Cruz Duran, Maria renata da Cruz Duran: Professora adjunta de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual de Londrina Julio Bentivoglio é professor Adjunto de Teoria da História na Universidade Federal do Espírito Santo.

Maria Renata da Cruz Duran é graduada, mestre e doutora em História pela Universidade Estadual Paulista, pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,professora adjunta de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual deLondrina. Em 2008, recebeu o prêmio Monografias da Sociedade Histórica daIndependência de Portugal por sua dissertação de mestrado, publicada em 2010, publicadopela Edunesp, com o título Ecos do Púlpito. Em 2012, publicou pela Eduff uma coletânea desermões comentados intitulada Triunfos da Eloquência. Recentemente, publicou Retórica à modabrasileira: transições da cultura oral para a cultura escrita no ensino fluminense de 1746 a1834 pela Editora Unesp.

 

Julio Bentivoglio é professor Adjunto de Teoria da História na Universidade Federal doEspírito Santo. Organizou a publicação de traduções de Droysen e Gervinus pela editoraVozes e de Chladenius pela Editora da Unicamp. Foi diretor da ANPUH seção ES (2011-2013), chefe do Departamento de História (2011), um dos editores executivos de História da Historiografia entre 2010 e 2013 e atualmente é vice-diretor do Centro de Ciências Humanas eNaturais na UFES e editor da revista Dimensões (PPGHIS-UFES). É pesquisador vinculadoao CEO-PRONEX RJ, ao LAB-TEO USP e ao LPHC-UFES.

Downloads

Publicado

11-11-2013

Edição

Seção

Dossiê: Intelectuais, Historiografia e História Intelectual