“Não me atemorizou a pecha de germanófilo”: a Grande Guerra nos diários de Oliveira Lima (1917-1918)
Resumo
Pretende-se neste artigo analisar diários escritos pelo historiador e diplomata brasileiro Manoel de Oliveira Lima, registros de lembranças que expressam valores e regras de ação, portadoras de relações de poder material e simbólico. Será analisado com mais detalhes o diário de 1917-1918 por conter posicionamentos do autor sobre a Primeira Guerra Mundial e as opções políticas por ele assumidas em relação ao conflito, partilhadas em redes de sociabilidade diversas. Permite sobretudo conhecer meandros da imprensa brasileira e seu desempenho na propaganda e na formação de opinião sobre a entrada do Brasil na guerra.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).