A construção dos caminhos da erva-mate em Santa Catarina: combinação e sobreposição de transportes
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a formação e a construção dos caminhos da erva-mate em Santa Catarina, de Porto União a São Francisco do Sul. Destacaremos, de forma separada as seguintes modalidades de transportes: a) a formação das companhias de navegação fluvial na divisa com o Paraná, envolvendo as cidades de Porto União, Canoinhas, Três Barras e Mafra; b) a construção da Estrada Dona Francisca, que partia de Joinville até Mafra, passando por Campos Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho; c) a construção da Linha São Francisco, um ramal ferroviário da Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande, ligando o porto de São Francisco a Porto União, ou seja, cobrindo todo o trecho da Estrada Dona Francisca até Rio Negro/Mafra, e da navegação fluvial até Porto União; d) além das tentativas para construir o novo porto em São Francisco. Este sistema de transporte fazia parte do complexo ervateiro em Santa Catarina que integrava as unidades produtoras aos entrepostos comerciais e escoava a produção.
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