Esquerda armada no Brasil: um balanço da história e da produção acadêmica recente
Resumo
O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o estado da arte a respeito da luta revolucionária ocorrida no Brasil nos anos 1960-70. O texto está divido em três partes. Na primeira, analisamos a relação entre a luta armada, o golpe de 1964 e a ditadura, bem como a crítica das organizações guerrilheiras à linha política do PCB. Em seguida, fazemos um breve resumo sobre o surgimento dessas organizações e sua história. Na terceira parte, apontamos as mudanças na agenda de pesquisa a respeito da esquerda armada brasileira. Na parte final, examinamos a discussão recente sobre a memória social acerca da guerrilha e as possibilidades de uso político do passado de luta contra a ditadura no presente. Ao longo deste balanço, tentamos combinar a apresentação dos trabalhos fundamentais sobre o tema com outras referências que criticam, invalidam ou complementam a produção acadêmica sobre a luta revolucionária no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Dossiê: Visões de 1964
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).