A guerra que era para ser breve
Resumo
A Primeira Guerra Mundial se prolongou por mais de quatro anos quando se esperava, em seu início, que ela se restringiria aos Bálcãs, onde começou com o atentado ao herdeiro do trono da monarquia austro-húngara e à sua mulher no dia 28 de junho de 1914, e que até o Natal daquele ano ela teria terminado. Foi uma guerra com causas difíceis de serem elucidadas e de consequências duradouras. Podemos apontar o nacionalismo e falhas na diplomacia entre suas causas e a ascensão do fascismo italiano, do nazismo e do comunismo soviético entre suas consequências, embora a explicação destes fenômenos e acontecimentos não se esgote em sua relação com a guerra. O longo sofrimento nas trincheiras e os combates diretos marcaram os combatentes. Todos os países envolvidos passaram por agitações sociais e muitos, por revoluções ao seu final.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).