Mulheres no cotidiano: educação e regras de civilidade (1920/1950)
Resumo
Artigo decorrente de pesquisa sobre o cotidiano feminino no período de 1920 a 1950. Foram utilizados como fontes empíricas principais três manuais de civilidade e regras de etiqueta, objetivando uma revisão histórica de aspectos da vida das mulheres, no contexto de Portugal e Brasil, com a finalidade de recuperar uma História pautada na invisibilidade. Os manuais analisados, veiculados em Portugal e no Brasil, eram consultados por mulheres de elite que neles se espelhavam para desempenhar papeis comportamentais na sociedade e permitiram entrever fragmentos esparsos da vida das mulheres, pelo grande número de regras sociais que normatizavam seu comportamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).