O nacionalismo e a experiência britânica no século XIX: Lord Acton, Foreign Office e a Questão Christie
Resumo
Este ensaio visa apresentar as ideias de Lord Acton sobre nacionalismo, inserindo-o no contexto da produção de seu ensaio Nationality de 1862. A turbulenta década de 1860 forneceu elementos para a formação das ideias de Acton, bem como a própria experiência britânica. Assim, o historiador vitoriano estaria em compasso com os ideais liberais da política externa do Foreing Office, condenando motivações nacionalistas. Logo após, serão discutidas suas ideias sobre nacionalismo tendo em vista a condução da política externa britânica em meado do século XIX, em especial para com o Império do Brasil, durante o episódio diplomático da "Questão Christie", em que o possível apelo nacional do Brasil levaria o Império Britânico à razão dos argumentos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).