O pampa argentino e a conquista do deserto: uma relação discursiva
Resumen
Este artigo tem por objetivo problematizar a construção discursiva do pampa Argentino como deserto durante o século XIX. Isso foi possível a partir de um investimento discursivo-visual da literatura e principalmente das artes plásticas que condicionaram a instauração de uma ordem visual. Nesse sentido entende-se o conceito de deserto mediante uma chave espacial de análise engendrada a partir de uma construção cultural. Ademais, busca-se compreender como tal fato criou as condições simbólicas para a chamada “conquista do deserto”, uma série de expedições “civilizar” a Argentina a partir a dizimação das populações indígenas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).