Travestis e transexuais no jornal ‘Lampião da Esquina’ durante a ditadura militar (1978-1981)
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n38-16813Resumen
Esse artigo analisa as representações das travestis e transexuais nos discursos do jornal Lampião da Esquina entre 1978 a 1981, período de circulação do periódico. O Lampião foi um marco na defesa da diversidade sexual e de gênero durante a ditadura militar, por sua influência na construção e lutas do movimento homossexual no Brasil. O estudo dessa fonte permite, por um lado, conhecer a resistência às ações violentas do regime autoritário contra travestis/transexuais. Por outro lado, possibilita compreender como a travestilidade e a transexualidade estavam sendo representadas no imaginário de um jornal homossexual em pleno Estado de exceção no Brasil.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
30-06-2017
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).