Talmude na ótica cristã medieval: séculos XII e XIII
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n42-26448Resumen
O presente artigo tem a intenção de articular reflexões sobre a ótica cristã medieval relativa a Lei oral judaica, o Talmude. Refletir sobre sua origem e evolução e sua importância no Judaísmo até nossos dias. Analisar como reaparece no século XII,ocorre a denuncia de seu teor de blasfêmia anticristã, que culmina na polêmica de Paris (1240) e na incineração de exemplares da obra no pátio da catedral de NotreDame. A intenção é mostrar a reviravolta na polêmica cristã judaica, pois no séc.XII o Talmude é redescoberto, e logo acusado de blasfemo e no sec. XIII os mendicantes querem provar a verdade cristã através do mesmo texto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
01-07-2019
Número
Sección
Dossiê "Minorias, poder, saberes e trocas culturais: do Império Romano ao medievo"
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).