A glória do Imperador como sinônimo do poder de Roma
a construção da imagem bélica de Domiciano nas moedas (81-96)
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v49i49.38433Palabras clave:
Propaganda imperial. Domiciano. Numismática.Resumen
Nesse artigo, analisamos algumas moedas cunhadas em Roma no governo de Domiciano para compreendermos como as ideias de fortitudo e de gloria foram serviram à propaganda imperial do Princeps. Defendemos que as representações bélicas de Domiciano buscavam transmitir a ideia de que as vitórias militares do imperator confundia-se com a magnanimidade do Império Romano. Para tanto, mobilizamos os conceitos da retórica epidítica, de representação de Roger Chartier (2002) e de propaganda de Ana Teresa Marques Gonçalves (2013). O método adotado foi o da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2011).
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).