As metamorfoses do Sidus Iulium na Iconografia Monetária
uma análise das apropriações da estrela/cometa de César nas Moedas Romanas do séc. I a.C
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v49i49.39307Palabras clave:
Divinização; Sidus Iulium; Otávio; Moedas romanas; Principado.Resumen
O presente artigo tem por objetivo investigar, a partir das fontes numismáticas e dos vestígios do Templo do Divino Júlio, o processo de construção da divindade de César e sua vinculação com o cometa/estrela de 44 a.C. Para isso foi selecionado um corpus monetário datado entre o final do governo de Caio Júlio César e a década de 10 a.C. do Principado de Augusto. Respeitadas as características formais e tipológicas dessa documentação, as moedas apresentam um contraponto interessante às narrativas historiográficas e testemunhos poéticos no que diz respeito ao tema da divinização de César e ao tratamento dado ao fenômeno celeste de 44 a.C.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).