FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

INITIAL TEACHER TRAINING FOR INCLUSIVE EDUCATION AND THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE

Authors

Abstract

Nesse artigo, temos como objetivo discutir a formação inicial de professores para educação inclusiva tendo a mediação como categoria de análise, lançando mão da discussão sobre a consciência e a atividade como auxiliares na discussão. Discute-se que por meio da perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento passa a ser entendido dentro de uma visão prospectiva, permeado por relações sociais, levando em consideração a importância do professor ser formado para a mediação e a transformação nessas relações. Como considerações finais, verificamos que o processo de formação inicial para uma perspectiva de inclusão escolar é contínuo e, por isso, pressupõe viver as relações sociais mediadas na e pela cultura e que o modo de relação e organização do conhecimento produzido tem efeitos nas relações sociais que se intitulam histórico-culturais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação do Programa de
Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES) e do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) da Universidade
Federal do Espírito Santo.

Andréia Ramos Dos Santos Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em Pedagogia e mestranda da linha de Educação Especial e
Processos Inclusivos no Programa de Pós-Graduação em Educação, da
Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES).

Cristina Mara Javarini Moro, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em Letras/Português-Português Faculdade de Ciências e Letras de
Colatina (FAFIC) e mestranda na linha de pesquisa no Programa de Programa
de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE).

References

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

BUSS, Joziane Jaske. A formação continuada de professores, profissionais da educação e colaboradores na perspectiva da inclusão escolar. 2021. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Mestrado Profissional em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15075_01.%20Vers%E3o%20final%20da%20disserta%E7%E3o.pdf Acesso em: 20 dez. 2023.

CAETANO, Andressa Mafezoni. A formação inicial de professores na perspectiva da inclusão escolar de alunos com deficiência: o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo, 2009. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, 2009, Vitória.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, Alexis. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil: linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Ramanovich; LEONTIEV, Alexis Nicolaei. São Paulo: Ícone, 1998.

MEDEIROS, Ricardo Tavares de. Práticas pedagógicas e inclusão de estudantes com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Mestrado Profissional em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13757394. Acesso em: 20 dez. 2023.

OLIVEIRA, Ana Lúcia S. D Formação continuada de professores e a inclusão de alunos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Mestrado Profissional em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_16464_01%20Versao%20final%20da%20dissertacao.pdf Acesso em: 20 dez. 2023

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotski: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-historico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2003.

PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005. 115 PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Lev S.Vigotski. Cadernos Cedes: Educação e Sociedade. Campinas, ano XXI, n. 71, out./2002.

SCARAMUSSA. Patrícia Vassoler. O trabalho docente articulado numa perspectiva colaborativa entre professores da sala de aula regular e do atendimento educacional especializado. 2021. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Mestrado Profissional em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15076_01.%20Vers%E3o%20final%20da%20disserta%E7%E3o.pdf Acesso em: 20 dez. 2023.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. In: COLE, Michel et al. (Org). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 140.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander. Ramanovich; LEONTIEV, Alexis Nicolaei. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117. 141.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Teoria e método em Psicologia. Tradução de Cláudio Berlim. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 143 WERTSCH, James. A voz da racionalidade em uma abordagem sociocultural da mente. In: MOLL, LUIS. Vigotski e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-historica.Tradução de Fani Tesseler. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. 144.

WERTSCH, James; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Continuando o diálogo: Vigotski, Bakhtin e Lotman. In: DANIELS, Harry (Org.). Vigotski em foco: pressupostos e desdobramentos, Campinas: Papirus, 1994.

Published

12-01-2024