FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

INITIAL TEACHER TRAINING FOR INCLUSIVE EDUCATION AND THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE

Autores/as

Resumen

Nesse artigo, temos como objetivo discutir a formação inicial de professores para educação inclusiva tendo a mediação como categoria de análise, lançando mão da discussão sobre a consciência e a atividade como auxiliares na discussão. Discute-se que por meio da perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento passa a ser entendido dentro de uma visão prospectiva, permeado por relações sociais, levando em consideração a importância do professor ser formado para a mediação e a transformação nessas relações. Como considerações finais, verificamos que o processo de formação inicial para uma perspectiva de inclusão escolar é contínuo e, por isso, pressupõe viver as relações sociais mediadas na e pela cultura e que o modo de relação e organização do conhecimento produzido tem efeitos nas relações sociais que se intitulam histórico-culturais.

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Biografía del autor/a

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação do Programa de
Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES) e do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) da Universidade
Federal do Espírito Santo.

Andréia Ramos Dos Santos Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em Pedagogia e mestranda da linha de Educação Especial e
Processos Inclusivos no Programa de Pós-Graduação em Educação, da
Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES).

Cristina Mara Javarini Moro, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em Letras/Português-Português Faculdade de Ciências e Letras de
Colatina (FAFIC) e mestranda na linha de pesquisa no Programa de Programa
de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE).

Citas

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Publicado

12-01-2024

Número

Sección

Artigos (Fluxo Contínuo)