AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
THE CONTRIBUTIONS OF DIGITAL ASSISTIVE TECHNOLOGIES TO THE LEARNING OF VISUALLY IMPAIRED STUDENTS: A LITERATURE REVIEW
Resumen
O uso das tecnologias assistivas digitais tem influenciado a educação especial, sendo um desafio promover efetivamente a acessibilidade, exigindo conhecimento e criatividade para manusear as diferentes formas de utilização desses recursos tecnológicos adaptados. Nesse sentido, o presente estudo objetiva identificar e categorizar o atual estado da arte quanto às produções científicas sobre a tecnologia assistiva digital na aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Assim, investiga-se as contribuições da tecnologia assistiva digital na aprendizagem dos estudantes com deficiência visual, apontando caminhos e possibilidades para
transformação digital nas escolas, o que deve acontecer mediante a elaboração de propostas pedagógicas inclusivas e transformadoras em diferentes formatos para atender e/ou beneficiar estudantes com e sem deficiência, capazes de resultar em
oportunidades educacionais. Para tanto, foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica entre artigos, teses e dissertações que tratassem da temática. A coleta de dados ocorreu através da investigação em três bases de dados nacionais, visando identificar inovações na área no período de 2020 a 2023. Como resultado e após aplicados os testes de relevância, foram identificadas 13 produções que atenderam aos critérios estabelecidos. A análise dos trabalhos nos possibilitou identificar diversas contribuições das tecnologias assistivas para o estudante com deficiência visual, dentre elas, autonomia e uma acentuada melhora no rendimento acadêmico, favorecendo o exercício da cidadania plena, além disso, possibilitou a reflexão de que a formação do professor em Tecnologia Assistiva pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem de todos os estudantes.
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Citas
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