AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

THE CONTRIBUTIONS OF DIGITAL ASSISTIVE TECHNOLOGIES TO THE LEARNING OF VISUALLY IMPAIRED STUDENTS: A LITERATURE REVIEW

Autores/as

Resumen

O uso das tecnologias assistivas digitais tem influenciado a educação especial, sendo um desafio promover efetivamente a acessibilidade, exigindo conhecimento e criatividade para manusear as diferentes formas de utilização desses recursos tecnológicos adaptados. Nesse sentido, o presente estudo objetiva identificar e categorizar o atual estado da arte quanto às produções científicas sobre a tecnologia assistiva digital na aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Assim, investiga-se as contribuições da tecnologia assistiva digital na aprendizagem dos estudantes com deficiência visual, apontando caminhos e possibilidades para
transformação digital nas escolas, o que deve acontecer mediante a elaboração de propostas pedagógicas inclusivas e transformadoras em diferentes formatos para atender e/ou beneficiar estudantes com e sem deficiência, capazes de resultar em
oportunidades educacionais. Para tanto, foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica entre artigos, teses e dissertações que tratassem da temática. A coleta de dados ocorreu através da investigação em três bases de dados nacionais, visando identificar inovações na área no período de 2020 a 2023. Como resultado e após aplicados os testes de relevância, foram identificadas 13 produções que atenderam aos critérios estabelecidos. A análise dos trabalhos nos possibilitou identificar diversas contribuições das tecnologias assistivas para o estudante com deficiência visual, dentre elas, autonomia e uma acentuada melhora no rendimento acadêmico, favorecendo o exercício da cidadania plena, além disso, possibilitou a reflexão de que a formação do professor em Tecnologia Assistiva pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem de todos os estudantes.

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Biografía del autor/a

Eliene Guimarães Moreira Pestana, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação de Mestrado
Profissional em Educação -PPGMPE – da Universidade Federal do Espírito
Santo- UFES. Graduação em Ciências Contábeis pela FAACZ e em
Matemática pela UNICLAR. Coordenadora de Tecnologias Educacionais na
Secretaria Municipal de Educação em Vitória - ES pela Gerência de Formação
e Desenvolvimento em Educação.

Patrícia Teixeira Moschen Lievore, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação -
PPGE - da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Mestrado em
Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em
Educação - UFES. Graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de
Santos (2011). Graduação em Normal Superior: Séries Iniciais do Ensino
Fundamental- pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2008). Atualmente
atua como Professora e Pedagoga na rede municipal de ensino de
Colatina/ES.

Douglas Christian Ferrari De Melo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes.
Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela
Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. É
professor adjunto do centro de educação, do Programa de Pós-Graduação de
Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes e do Programa de
Pós-graduação em Educação-CE/PPGE/Ufes.

Citas

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Publicado

23-01-2024

Número

Sección

Artigos (Fluxo Contínuo)