IMPLANTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE GOIÁS E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEG-CCET
Abstract
Realizou-se um estudo de natureza política e pedagógica a respeito da implantação das Organizações Sociais (OSs) na Educação Básica do Estado de Goiás e suas implicações no curso de Licenciatura em Química da UEG – Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), localizado na cidade de Anápolis-GO. Por meio da aplicação de questionário, foi investigada a compreensão dos professores formadores do curso de licenciatura em Química sobre as OSs, bem como os impactos desse novo modelo de gestão escolar sobre o curso de licenciatura em Química da UEG. A natureza da pesquisa é qualitativa utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). De acordo com as opiniões dos professores formadores, as OSs têm como princípios norteadores: o caráter mercadológico, econômico e operacional, em que a qualidade do ensino é medida por testes, segregando os alunos que respondem bem a este tipo de avaliação e excluindo aqueles de menor desempenho. Quanto às implicações no curso de licenciatura em Química da UEG, os professores temem que a procura por este curso diminua ainda mais, pois nesse novo modelo de gestão, exclui-se a obrigatoriedade do estado em selecionar professores por meio de concurso público, precarizando cada vez mais o trabalho docente.
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