LEITURA DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Authors

  • Larissa de Freitas Vieira UFSCar
  • Roseli Rodrigues de Mello Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos-SP.

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i48.20781

Abstract

Resumo: Sob a perspectiva da Aprendizagem Dialógica e das Comunidades de Aprendizagem, este artigo vem demonstrar uma investigação de mestrado desenvolvida para demonstrar como a Leitura Dialógica da Tertúlia Literária Dialógica e da Biblioteca Tutorada de Português, duas Atuações Educativas de Êxito, potencializa a aprendizagem da leitura na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foram utilizadas gravações de atividades de Tertúlias Literárias Dialógicas e de Bibliotecas Tutoradas de Português, além de Relatos Comunicativos de seis participantes, dentre eles professores e alunos, como coletas de dados. Ademais, a investigação foi realizada sob os parâmetros qualitativos da Metodologia Comunicativa numa escola municipal de XXX, transformada em Comunidade de Aprendizagem em 2012.  Os resultados foram favoráveis na dimensão instrumental e na convivência social. Nesse âmbito, citamos como exemplos o desenvolvimento da interpretação textual, de elementos gramaticais, bem como o desenvolvimento do respeito e do diálogo igualitário entre os envolvidos nas atividades.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Larissa de Freitas Vieira, UFSCar

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos-SP - departamento de teorias e práticas pedagógicas - área de ensino-aprendizagem - 2017. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I.

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos-SP.

Professora doutora e titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas.

References

AUBERT, Adriana; FLECHA, Ainhoa; GARCIA. Carme; FLECHA, Ramón; RACIONERO, Sandra. Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información. 1ª ed.,Barcelona: Hipatia Editorial, S.A. 2008. 258 p.

Brasil. Instituto Anísio Teixeira. Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) de 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo, acessado em 14/11/2016.

DI PIERRO, Maria Clara; HADDAD, Sérgio. Transformações nas políticas de educação de jovens e adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 197-217, maio-ago., 2015.

FLECHA, Ramón. Compartiendo palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. 1ª ed., Barcelona, Buenos Aires e México: Paidós, 1997. 157 p.

FLECHA, Ramón; GÓMEZ, Jesús; PUIGVERT, Lidia. Teoría sociológica contemporánea. 1ª ed., 4ª impressão. Madrid: Espasa Libros, 2001, 161p.

FLYNN, Elizabeth A. Reconsiderations: Louise Rosenblatt and the Ethical Turn in Literary Theory. College English, Volume 70, Number 1, September 2007.

FRANZI, Juliana; BRAGA, Fabiana Marini; CHERFEM, Carolina, MELLO; Roseli Rodrigues; PEREIRA, Kelci Anne. Aprendizagem Dialógica na Educação de Pessoas Adultas: denúncias e anúncios para a superação de obstáculos e busca de desenvolvimento humano. EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - v. 19, n.33, jul.-dez.-2009, p.159-176.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra; tradução: Lólio Lourenço de Oliveira – Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1990.

FOLCH, Teresa Morlà. Comunidades de Aprendizaje, un sueño que hace más de 35 años que transforma realidades. HSE – Social and Education History Vol. 4 No. 1 Febraury 2015 pp. 137-162.

GARCÍA, Ramón Flecha; CIFUENTES, Pilar Álvarez. Fomentando el Aprendizaje y la Solidaridad entre el Alumnado a través de la lectura de clásicos de la Literatura Universal: El caso de las Tertulias Literarias Dialógicas. Educación, Lenguaje y Sociedad ISSN 1668-4753 Vol. XIII Nº 13 (Abril 2016) pp. 1-19.

GÓMEZ, Jesús; LATORE, Antonio; SANCHEZ, Montse; FLECHA, Ramón. Metodologia comunicativa crítica. 1ª ed., Barcelona: El Roure Editorial S.A., 2006. 141 p.

MELLO, Roseli Rodrigues. From Constructivism to Dialogism in the Classroom: theory and Learning Environments. International Journal of Educational Psychology, 1(2), 127-152, 2012. Disponível em: doi:http://dx.doi.org/10.4471/ijep.2012.08

PERRENOUD, Philippe. Construir competências é virar as costas aos saberes? In Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre, Brasil) nº 11, novembro de 1999, pp. 15-19.

TEIXEIRA, Ivan. Estruturalismo. Fortuna Crítica 4. Revista Cult, 1998, p.34-37.

________. O formalismo russo. Fortuna Crítica 2. Revista Cult, 1998, p. 36-39.

Published

28-12-2019