A EPISTEMOLOGIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA: UM BREVE EXCURSO SOBRE AS PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS DO DEBATE EPISTEMOLÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v2i50.20796Abstract
Trata-se de um ensaio de reflexão sobre o debate epistemológico da Educação Física no Brasil, em que buscamos elucidar algumas das principais questões que rondam tal discussão. Nosso estudo é bibliográfico, por fazer uso de materiais já analisados no campo científico da Educação Física. Nosso objetivo principal perpassa pela investigação e apresentação dos principais elementos do campo epistemológico da Educação Física. Buscamos compreender o debate epistemológico da Educação Física em três dimensões, sendo elas: as tentativas de tornar a Educação Física uma ciência; a problemática da identidade epistemológica da área, e; o aspecto referente às matrizes teóricas utilizadas para a produção do conhecimento no campo. Por fim, sinalizamos que a perspectiva da cultura corporal como via avançada, mas não única para pensarmos a identidade epistemológica, pedagógica e política da Educação Física.
Downloads
References
BRACHT, Valter. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. unijuí, 2014.
______. Mas, afinal, o que estamos perguntando com a pergunta “Que é Educação Física”. Movimento. Porto alegre, RS, Ano 2 - n. 2, p. 1-8, Junho. 1995.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
DESCARTES, René. Discurso do método. 2. ed. São Paulo: Editora escala, 2009.
ESCOBAR, Michele. Transformação da didática: Construção da teoria pedagógica como categorias da prática pedagógica. Experiência na disciplina escolar Educação Física. 1997. 195 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP, 1997
FRIZZO, Giovanni. Objeto de Estudo da Educação Física: as concepções materialistas e idealistas na produção do conhecimento. Motrivivência. Florianópolis, SC, Ano XXV, n. 40, p. 192-206 Junho. 2013.
GAMBOA, Silvio; GAMBOA, Márcia. Pesquisa na Educação Física: epistemologia, escola e formação profissional. Maceió: EDUFAL, 2009.
______;______. Produção do conhecimento em Educação Física: balanços, debates e perspectivas. Maceió: EDUFAL, 2015.
GAMBOA, Silvio. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessárias. 2.ed. rev. e ampl. Maceió: EDUFAL, 2010.
______. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. 1987. 229 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP, 1987.
GRAMSCI, Antonio. A concepção dialética da história. Rio de Janeira: Civilização brasileira, 1978.
HALLAL, Pedro; MELO, Victor. Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciencias do Esporte (Online), 2016.
HEGEL. Georg. Fenomenologia do espírito. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
KUNZ, Elenor. Transformações Didático-Pedagógicas do Esporte. Ijui: Unijuf, 2004.
MARX, Karl. Contribuições à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
______. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Expressão popular, 2010.
______. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. 4. ed. Rio de Janeiro :Paz e Terra,1978.
______. O capital: Crítica da economia política: Livro: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MEDINA, João Paulo Subirrá. A educação Física cuida do corpo... e “mente”: Bases para a renovação e transformação da educação Física. 2 ed. Campinas: Papirus, 1983.
MILLS, Charles. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
MINAYO, Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33º. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.
MOREIRA, Wagner (Org.). Século XXI: A era do corpo ativo. Campinas, SP: Papirus, 2006.
SÉRGIO, Manuel. Educação Física, ou, ciência da motricidade humana?. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SEVERINO, Antônio. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
SOUSA, Maristela. Esporte escolar: Possibilidade superadora no plano da cultura corporal. São Paulo: Ícona, 2009.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa em Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0