A TEORIA ESTÉTICA DE LUKÁCS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS
Abstract
O presente texto surge de estudos realizados no doutoramento em Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem como objetivo apresentar contribuições da estética lukacsiana para a formação de professores de Artes Visuais. Para tanto, o pensador húngaro (LUKÁCS, 1966, 2014, 2018a, 2018b) é relacionado com autores que tratam sobre o modo de produção capitalista, Marx (2015), sobre a educação, Seike, Souza e Evangelista (2017) e Duarte (2001) e sobre a especificidade da formação em Artes Visuais, Fonseca da Silva (2019) e Alvarenga e Fonseca da Silva (2018). Com essas articulações é possível apontar dois elementos importantes para compreender a formação em Artes Visuais. Um é a impossibilidade de a burguesia conviver com o reflexo artístico, o outro é o esvaziamento de conteúdos na formação, em consonância com as necessidades do capital em formar mão de obra precarizada.
Downloads
References
Referências Bibliográficas
ALVARENGA , V.; FONSECA DA SILVA, M.C. Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16. In.: Educação e Realidade. Porto Alegre, 2018.
CASTELO, R. Supremacia rentista no Brasil neoliberal e a violência como potência econômica. Universidade e sociedade (Brasília), v. XXVII, p. 58-71, 2017.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
FONSECA DA SILVA, M. C. Formação nas licenciaturas em artes: Políticas como projetos de dominação. In.: CATELAN, F. B.; LOPES, V. F. ANAIS do 29° Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educadores do Brasil [e] 7° Congresso Internacional de Arte/ Educadores: nortes da resistência: lugares e contextos da arte educação no Brasil. Manaus: Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2019.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
HENSHILWOOD, C.S., D’ERRICO, F., VAN NIEKERK, K.L. et al. An abstract drawing from the 73,000-year-old levels at Blombos Cave, South Africa. Nature 562, p. 115–118, 2018.
HUBLIN, J., BEN-NCER, A., BAILEY, S. et al. New fossils from Jebel Irhoud, Morocco and the pan-African origin of Homo sapiens. Nature 546, p. 289–292, 2017.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. Volume 14. Maceió : Coletivo Veredas, 2018a.
_________. Introdução a uma estética Marxista: Sobre a Particularidade como Categoria da Estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018b.
_________. Conversando com Lukács: entrevistas a Leo Kofler, Wolfgang Abendroth e Hans Heinz Holz. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.
MARX, K. O capital: crítica da economia política; Livro I - o processo de
produção do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
__________. Cadernos de Paris; Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
MEUCCI, S. Sociologia, Filosofia e Artes nas Escolas: precisamos mais, não menos. 2021. Disponível em: <https://appsindicato.org.br/sociologia-filosofia-e-artes-nas-escolas-precisamos-mais-nao-menos/>. Acessado em: 21/01/2021.
SEIKE, K. SOUZA, A. e EVANGELISTA, O. A formação docente superior Hegemonia do capital no Brasil. In.: Revista Retratos da Escola. Brasília, 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812/pdf. Acessado em: 23/01/2021.
TOLSTÓI, L. A morte de Ivan Ilitch e Senhores e Servos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
VILAS, R. CEBALLOS, F. AL-SOUFI, L. et al. Is the “Habsburg jaw” related to inbreeding? In.: Annals of Human Biology. Volume 46, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/ref/10.1080/03014460.2019.1687752?scroll=top. Acessado em: 27/01/2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0