A TEORIA ESTÉTICA DE LUKÁCS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS
Resumen
O presente texto surge de estudos realizados no doutoramento em Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem como objetivo apresentar contribuições da estética lukacsiana para a formação de professores de Artes Visuais. Para tanto, o pensador húngaro (LUKÁCS, 1966, 2014, 2018a, 2018b) é relacionado com autores que tratam sobre o modo de produção capitalista, Marx (2015), sobre a educação, Seike, Souza e Evangelista (2017) e Duarte (2001) e sobre a especificidade da formação em Artes Visuais, Fonseca da Silva (2019) e Alvarenga e Fonseca da Silva (2018). Com essas articulações é possível apontar dois elementos importantes para compreender a formação em Artes Visuais. Um é a impossibilidade de a burguesia conviver com o reflexo artístico, o outro é o esvaziamento de conteúdos na formação, em consonância com as necessidades do capital em formar mão de obra precarizada.
Descargas
Citas
Referências Bibliográficas
ALVARENGA , V.; FONSECA DA SILVA, M.C. Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16. In.: Educação e Realidade. Porto Alegre, 2018.
CASTELO, R. Supremacia rentista no Brasil neoliberal e a violência como potência econômica. Universidade e sociedade (Brasília), v. XXVII, p. 58-71, 2017.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
FONSECA DA SILVA, M. C. Formação nas licenciaturas em artes: Políticas como projetos de dominação. In.: CATELAN, F. B.; LOPES, V. F. ANAIS do 29° Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educadores do Brasil [e] 7° Congresso Internacional de Arte/ Educadores: nortes da resistência: lugares e contextos da arte educação no Brasil. Manaus: Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2019.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
HENSHILWOOD, C.S., D’ERRICO, F., VAN NIEKERK, K.L. et al. An abstract drawing from the 73,000-year-old levels at Blombos Cave, South Africa. Nature 562, p. 115–118, 2018.
HUBLIN, J., BEN-NCER, A., BAILEY, S. et al. New fossils from Jebel Irhoud, Morocco and the pan-African origin of Homo sapiens. Nature 546, p. 289–292, 2017.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. Volume 14. Maceió : Coletivo Veredas, 2018a.
_________. Introdução a uma estética Marxista: Sobre a Particularidade como Categoria da Estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018b.
_________. Conversando com Lukács: entrevistas a Leo Kofler, Wolfgang Abendroth e Hans Heinz Holz. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.
MARX, K. O capital: crítica da economia política; Livro I - o processo de
produção do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
__________. Cadernos de Paris; Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
MEUCCI, S. Sociologia, Filosofia e Artes nas Escolas: precisamos mais, não menos. 2021. Disponível em: <https://appsindicato.org.br/sociologia-filosofia-e-artes-nas-escolas-precisamos-mais-nao-menos/>. Acessado em: 21/01/2021.
SEIKE, K. SOUZA, A. e EVANGELISTA, O. A formação docente superior Hegemonia do capital no Brasil. In.: Revista Retratos da Escola. Brasília, 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812/pdf. Acessado em: 23/01/2021.
TOLSTÓI, L. A morte de Ivan Ilitch e Senhores e Servos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
VILAS, R. CEBALLOS, F. AL-SOUFI, L. et al. Is the “Habsburg jaw” related to inbreeding? In.: Annals of Human Biology. Volume 46, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/ref/10.1080/03014460.2019.1687752?scroll=top. Acessado em: 27/01/2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0