A TEORIA ESTÉTICA DE LUKÁCS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS

Autores/as

Resumen

O presente texto surge de estudos realizados no doutoramento em Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem como objetivo apresentar contribuições da estética lukacsiana para a formação de professores de Artes Visuais. Para tanto, o pensador húngaro (LUKÁCS, 1966, 2014, 2018a, 2018b) é relacionado com autores que tratam sobre o modo de produção capitalista, Marx (2015), sobre a educação, Seike, Souza e Evangelista (2017) e Duarte (2001) e sobre a especificidade da formação em Artes Visuais, Fonseca da Silva (2019) e Alvarenga e Fonseca da Silva (2018). Com essas articulações é possível apontar dois elementos importantes para compreender a formação em Artes Visuais. Um é a impossibilidade de a burguesia conviver com o reflexo artístico, o outro é o esvaziamento de conteúdos na formação, em consonância com as necessidades do capital em formar mão de obra precarizada.

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Biografía del autor/a

Vinícius Luge Oliveira, Universidade Federal de Roraima

Vinícius Luge Oliveira é bacharel e licenciado em Artes Visuais pela UFSM, Mestre em Educação pelo PPGE-UFSM, Doutorando em Artes Visuais pelo PPGAV-UDESC. É professor do Curso de Artes Visuais da UFRR. 

 

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva é Professora doutora do Departamento de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Atua na Licenciatura em Artes Visuais e nos Programas de Pós-Graduação em: Artes Visuais, Educação e no PROFARTES. Coordena o projeto em rede “Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados Brasil e Argentina”.

Citas

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Publicado

01-12-2021