POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ARTE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA A PARTIR DA ESTÉTICA DE GYÖRGY LUKÁCS
Abstract
A partir de uma concepção materialista histórico-dialética da arte e da educação escolar, este artigo teve como objetivo apresentar possibilidades didáticas para o ensino da arte, fundamentando-nos na pedagogia histórico-crítica e nas obras estéticas do filósofo húngaro György Lukács. Assim, entendemos que as principais categorias e conceitos que encontramos nos escritos estéticos de Lukács fornecem recursos importantes que permitem aos docentes analisarem, avaliarem, planejarem e organizarem o trabalho pedagógico de modo mais sistemático e criterioso. O presente texto é resultado de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica que, em tom propositivo, buscou contribuir com o avanço coletivo da práxis pedagógica histórico-crítica.
Downloads
References
ASSUMPÇÃO, Mariana. Cássia de. Educação Escolar e Individualidade: Fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica. 2018. 156 p. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154295 Acesso em 12 mar. 2021.
CARLI, Ranieri. Lukács, literatura e o imperativo da catarse realista. In: Alexandre Pilati. (Org.). O realismo e sua atualidade: estética, ontologia e história. São Paulo: Outras Expressões, 2015. p. 55-70.
DUARTE, Newton. Arte e educação contra o fetichismo generalizado na sociabilidade contemporânea. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 461-479, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-
X.2009v27n2p461>. Acesso em 9 mar. 2021.
DUARTE, Newton; DELLA FONTE, Sandra Soares. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2010.
FREDERICO, Celso. Cotidiano e arte em Lukács. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 299-308, set./dez. 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ea/v14n40/v14n40a22.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2021.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LUKÁCS, Georg. Estetica I: La peculiaridad de lo estetico. v. 1. Cuestiones previas y de princípio. Barcelona: Grijalbo, 1966a.
LUKÁCS, Georg. Estetica I: La peculiaridad de lo estetico. v. 2. Problemas de la mímesis. Barcelona: Grijalbo, 1966b.
LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro primeiro: O processo de produção do Capital. v. 1. 29. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
RONDO, Silvana. Gildo. São Paulo: Brinque-Book, 2010.
TERTULIAN, Nicolas. Georg Lukács: etapas de seu pensamento estético. São Paulo: UNESP, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed.
Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Importância do conceito de “clássico” para a pedagogia. In: TEIXEIRA JÚNIOR, Aguinaldo (Org.). Marx está vivo. Alagoas: Uneal, 2010. p. 15-28.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Prefácio. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 1-11.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Revista Universidade e Sociedade. ANDES-SN. v. 1, n. 67, p. 36-49, jan. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0