POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ARTE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA A PARTIR DA ESTÉTICA DE GYÖRGY LUKÁCS

Autores/as

Resumen

A partir de uma concepção materialista histórico-dialética da arte e da educação escolar, este artigo teve como objetivo apresentar possibilidades didáticas para o ensino da arte, fundamentando-nos na pedagogia histórico-crítica e nas obras estéticas do filósofo húngaro György Lukács. Assim, entendemos que as principais categorias e conceitos que encontramos nos escritos estéticos de Lukács fornecem recursos importantes que permitem aos docentes analisarem, avaliarem, planejarem e organizarem o trabalho pedagógico de modo mais sistemático e criterioso. O presente texto é resultado de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica que, em tom propositivo, buscou contribuir com o avanço coletivo da práxis pedagógica histórico-crítica.

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Biografía del autor/a

Mariana de Cássia Assumpção, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela UNESP, campus Araraquara. Professora Adjunta do Departamento Multidisciplinar dos Anos Iniciais do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/UFG. E-mail: assumpcao@ufg.br

 

Citas

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Publicado

01-12-2021