POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ARTE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA A PARTIR DA ESTÉTICA DE GYÖRGY LUKÁCS
Resumen
A partir de uma concepção materialista histórico-dialética da arte e da educação escolar, este artigo teve como objetivo apresentar possibilidades didáticas para o ensino da arte, fundamentando-nos na pedagogia histórico-crítica e nas obras estéticas do filósofo húngaro György Lukács. Assim, entendemos que as principais categorias e conceitos que encontramos nos escritos estéticos de Lukács fornecem recursos importantes que permitem aos docentes analisarem, avaliarem, planejarem e organizarem o trabalho pedagógico de modo mais sistemático e criterioso. O presente texto é resultado de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica que, em tom propositivo, buscou contribuir com o avanço coletivo da práxis pedagógica histórico-crítica.
Descargas
Citas
ASSUMPÇÃO, Mariana. Cássia de. Educação Escolar e Individualidade: Fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica. 2018. 156 p. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154295 Acesso em 12 mar. 2021.
CARLI, Ranieri. Lukács, literatura e o imperativo da catarse realista. In: Alexandre Pilati. (Org.). O realismo e sua atualidade: estética, ontologia e história. São Paulo: Outras Expressões, 2015. p. 55-70.
DUARTE, Newton. Arte e educação contra o fetichismo generalizado na sociabilidade contemporânea. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 461-479, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-
X.2009v27n2p461>. Acesso em 9 mar. 2021.
DUARTE, Newton; DELLA FONTE, Sandra Soares. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2010.
FREDERICO, Celso. Cotidiano e arte em Lukács. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 299-308, set./dez. 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ea/v14n40/v14n40a22.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2021.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LUKÁCS, Georg. Estetica I: La peculiaridad de lo estetico. v. 1. Cuestiones previas y de princípio. Barcelona: Grijalbo, 1966a.
LUKÁCS, Georg. Estetica I: La peculiaridad de lo estetico. v. 2. Problemas de la mímesis. Barcelona: Grijalbo, 1966b.
LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro primeiro: O processo de produção do Capital. v. 1. 29. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
RONDO, Silvana. Gildo. São Paulo: Brinque-Book, 2010.
TERTULIAN, Nicolas. Georg Lukács: etapas de seu pensamento estético. São Paulo: UNESP, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed.
Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Importância do conceito de “clássico” para a pedagogia. In: TEIXEIRA JÚNIOR, Aguinaldo (Org.). Marx está vivo. Alagoas: Uneal, 2010. p. 15-28.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Prefácio. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 1-11.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Revista Universidade e Sociedade. ANDES-SN. v. 1, n. 67, p. 36-49, jan. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0