ARTE E CULTURA EM NARRATIVAS VIVAS: A PRODUÇÃO IMAGÉTICO-TEXTUAIS EM (COM)TEXTO EDUCATIVO
Abstract
O estudo descreve a produção de narrativas a partir de imagens e memórias da cidade, bairro e escola, compreendendo-as na ressignificação de memórias de estudantes do ensino fundamental. A etnografia durou três semestres, com dados produzidos a partir da exibição de vídeos e fotografias, visita a espaços culturais da cidade e rodas de conversa em que emergiram narrativas orais. Narrativas imagético-textuais foram registradas no diário de campo dos narradores e em outros suportes. As análises fundamentaram-se nos conceitos acerca das imagens e das narrativas (Benjamin, 2012, 2013, Bosi, 1994; Ciavatta, 2002, 2009) e sobre o ensino da Arte (Barbosa, 2002, 2010; Ferraz e Fusari, 2009; Schütz-Foerste, 2004). O projeto permitiu aos estudantes narrativas a partir das experiências.
Downloads
References
ALMEIDA, J. Textualidades contemporâneas: palavra, imagem, cultura. Vitória: Edufes, 2012.
ARAÚJO, V. C de. Ética e estética: tecendo um olhar a partir da criança. Cadernos de Pesquisa em Educação, 11(22), 2005.
BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In A. M. Barbosa. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA, A. M. Apresentação. In A. M. Barbosa & F. P. da Cunha. (Orgs.). Abordagem triangular no ensino das artes visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem (2a ed.). São Paulo: Duas Cidades, 2013.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura (8a ed.). São Paulo: Brasiliense, 2012.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos (3a ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRANDÃO, C. R. A turma de trás. In R. de Morais. (Org.). Sala de aula: que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994.
BRANDÃO, C. R Caixa de correio: poesia reunida. São Paulo: Cortez, 2013.
CIAVATTA, M. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPq, Farpej, 2009.
CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DPA, 2002.
FERRAZ, M. H. C. de T., & Fusari, M. F. de R. e. Metodologia do ensino da arte (2a ed.). São Paulo: Cortez, 2009.
FONSECA DA SILVA, M. C. da R. Formação de professores de arte e perspectivas de atuação política. Disponível em: <http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/extensao/2-ENREFAEB_3-Simposio-AV/02MariaCristinadaRosa.pdf>. Acesso em 20 de jan. 2020.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos.14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. ed. 56. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
KOSIK, K. Dialética do concreto (2a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LE GOFF, J. História e memória (5a ed.). Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
MERLER, A., FOERSTE, E., & SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. (2013). Educação do campo e culturas: uma discussão sobre pedagogias alternativas. Visioni Latino Americane, 8, 30-41. Disponível em: < https://www.openstarts.units.it/bitstream/10077/8317/1/Merler_Foerste_Schutz_VisioniLA_8_2013.pdf>. Acesso em 21 de fev. de 2021.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital (2a ed.). São Paulo: Boitempo, 2008.
CAIEIRO, A. (n.d.). Não basta abrir a janela. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/1122>. Acesso em 12 de out. 2020.
POLTRONIERE, C. (n.d.). Histórias de quem viveu na antiga Vila de Queimado. Disponível em: < https://www.portaltemponovo.com.br/historias-de-quem-viveu-na-antiga-vila-de-queimado-2/>. Acesso em 12 de fev. 2021.
SANTANA, C. da C. G., & VASCONCELLOS, V. M. de. Lev Vygotsky, sua vida e sua obra: um psicólogo na educação. In: Fichtner, B; E. Foerste, G. M.; Schütz-Foerste & M. Lima (Orgs.). Cultura, dialética e hegemonia: práticas pedagógicas e pesquisas em educação. Vitória: Edufes, 2013.
SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In D. Saviani & N. Duarte. (Orgs). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.
SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: Edufes, 2004.
VASCONCELLOS, V. M. R. Apresentação: infâncias e crianças visíveis. In V. M. R. Vasconcellos & M. J. Sarmento. (Orgs.). Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente (7a ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S La imaginación y el arte en la infancia. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0