ARTE E CULTURA EM NARRATIVAS VIVAS: A PRODUÇÃO IMAGÉTICO-TEXTUAIS EM (COM)TEXTO EDUCATIVO

Authors

Abstract

O estudo descreve a produção de narrativas a partir de imagens e memórias da cidade, bairro e escola, compreendendo-as na ressignificação de memórias de estudantes do ensino fundamental.  A etnografia durou três semestres, com dados produzidos a partir da exibição de vídeos e fotografias, visita a espaços culturais da cidade e rodas de conversa em que emergiram narrativas orais. Narrativas imagético-textuais foram registradas no diário de campo dos narradores e em outros suportes.  As análises fundamentaram-se nos conceitos acerca das imagens e das narrativas (Benjamin, 2012, 2013, Bosi, 1994; Ciavatta, 2002, 2009) e sobre o ensino da Arte (Barbosa, 2002, 2010; Ferraz e Fusari, 2009; Schütz-Foerste, 2004). O projeto permitiu aos estudantes narrativas a partir das experiências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Angélica Vago-Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Participa dos Grupos de Pesquisa: Imagens, Tecnologias e Infâncias (PPGE-UFES) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES- UFBA). Membro da Academia de Letras e Artes da Serra. Professora de crianças e adolescentes de 1991 a 2018. Professora do Ensino Superior, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Centro de Educação - Departamento de Cultura, Linguagens e Educação.

 

Gerda Margit Schütz Foerste , Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Artística pela FEEVALE (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Pós-Doutorado na Universidade de Siegen-Alemanha. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal do Espírito Santo.È líder do grupo de pesquisa Imagens, Tecnologia, Infâncias e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: arte-educação, leitura de imagens, formação de professores, culturas e infâncias. Linha de Pesquisa Educação e Linguagens. Integra o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e a Rede Latino-Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes (LAIFOPA)
Email: gerda_foerste@yahoo.com.br, ORCID: http://orcid.org/0000.0002.6040.5435  CURRICULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/5263258908602198

Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas

Professor emérito do Departamento de Antropologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.

References

ALMEIDA, J. Textualidades contemporâneas: palavra, imagem, cultura. Vitória: Edufes, 2012.

ARAÚJO, V. C de. Ética e estética: tecendo um olhar a partir da criança. Cadernos de Pesquisa em Educação, 11(22), 2005.

BARBOSA, A. M. As mutações do conceito e da prática. In A. M. Barbosa. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BARBOSA, A. M. Apresentação. In A. M. Barbosa & F. P. da Cunha. (Orgs.). Abordagem triangular no ensino das artes visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem (2a ed.). São Paulo: Duas Cidades, 2013.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura (8a ed.). São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos (3a ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRANDÃO, C. R. A turma de trás. In R. de Morais. (Org.). Sala de aula: que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994.

BRANDÃO, C. R Caixa de correio: poesia reunida. São Paulo: Cortez, 2013.

CIAVATTA, M. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPq, Farpej, 2009.

CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DPA, 2002.

FERRAZ, M. H. C. de T., & Fusari, M. F. de R. e. Metodologia do ensino da arte (2a ed.). São Paulo: Cortez, 2009.

FONSECA DA SILVA, M. C. da R. Formação de professores de arte e perspectivas de atuação política. Disponível em: <http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/extensao/2-ENREFAEB_3-Simposio-AV/02MariaCristinadaRosa.pdf>. Acesso em 20 de jan. 2020.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos.14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. ed. 56. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

KOSIK, K. Dialética do concreto (2a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LE GOFF, J. História e memória (5a ed.). Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

MERLER, A., FOERSTE, E., & SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. (2013). Educação do campo e culturas: uma discussão sobre pedagogias alternativas. Visioni Latino Americane, 8, 30-41. Disponível em: < https://www.openstarts.units.it/bitstream/10077/8317/1/Merler_Foerste_Schutz_VisioniLA_8_2013.pdf>. Acesso em 21 de fev. de 2021.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital (2a ed.). São Paulo: Boitempo, 2008.

CAIEIRO, A. (n.d.). Não basta abrir a janela. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/1122>. Acesso em 12 de out. 2020.

POLTRONIERE, C. (n.d.). Histórias de quem viveu na antiga Vila de Queimado. Disponível em: < https://www.portaltemponovo.com.br/historias-de-quem-viveu-na-antiga-vila-de-queimado-2/>. Acesso em 12 de fev. 2021.

SANTANA, C. da C. G., & VASCONCELLOS, V. M. de. Lev Vygotsky, sua vida e sua obra: um psicólogo na educação. In: Fichtner, B; E. Foerste, G. M.; Schütz-Foerste & M. Lima (Orgs.). Cultura, dialética e hegemonia: práticas pedagógicas e pesquisas em educação. Vitória: Edufes, 2013.

SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In D. Saviani & N. Duarte. (Orgs). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.

SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: Edufes, 2004.

VASCONCELLOS, V. M. R. Apresentação: infâncias e crianças visíveis. In V. M. R. Vasconcellos & M. J. Sarmento. (Orgs.). Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente (7a ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, L. S La imaginación y el arte en la infancia. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Published

01-12-2021