DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DO CAMPO COM CLASSES MULTISSERIADAS
CHALLENGES OF SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE IN COUNTRYSIDE SCHOOLS WITHMULTIGRADECLASSES
Abstract
O artigo constitui reflexões sobre o atendimento educacional especializado em classes multisseriadas, adotando, uma unidade da Rede Municipal de Domingos Martins/ES. Dialoga com autores da Educação Especial e da Educação do Campo, além das normativas educacionais. Realiza-se a partir de: a) pedido de autorização às instâncias competentes; b) observação da classe multisseriada; c) realização de entrevistas semiestruturadas. Envolve a professora do ensino comum e as de Educação Especial, além da pedagoga. Para registros, recorre ao diário de campo e ao celular como gravador. Como resultados, a oferta do atendimento educacional especializado em classes multisseriadas é atravessada pelos currículos escolares, a inexistência de salas de recursos multifuncionais, a contratação de professores de Educação Especial, dentre outras questões, desvelando a necessidade acessibilidade curricular e atendimento às especificidades de aprendizagem.
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