LETRANDO COM LIBRARIA: POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL PARA O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS
LETTERING WITH LIBRARIA POSSIBILITIES OF DIGITAL ASSISTIVE TECHNOLOGY FOR TEACHING DEAF STUDENTS
Abstract
O presente estudo versa sobre a compreensão de como a implementação de Tecnologias Assistivas Digitais – TAD na prática docente pode favorecer o processo de letramento dos alunos surdos. Objetivou compreender o uso e as possibilidades das TADs na promoção efetiva dos multiletramentos de alunos surdos, por meio do desenvolvimento de um aplicativo com interface de leitura acessível. A pesquisa se caracteriza como um estudo de abordagem qualitativa de caráter exploratório, com inspiração metodológica no materialismo histórico-dialético de Hegel. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento. Os pressupostos teóricos e analíticos que fundamentam este estudo estão desenhados a partir das contribuições de autores como Bersch (2017), Cazden (2012), Cope; Kalantzis (2012), Mantoan (2014), Quadros (2007), Soares (2003), Skliar (1998), entre outros. A pesquisa exploratória foi realizada em sites especializados no atendimento educacional de surdos e plataformas de aplicativos como Apple Store, Play Store e Microsoft Store. As análises levantadas indicaram que o uso pedagógico das TADs proporciona a compreensão e aprendizagem de seus usuários, pois definem uma metodologia em substituição a um ensino descritivo e memorístico. Incide sobre a necessidade dos professores terem domínio das TAD, de modo a instaurar as diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas. Desta forma, é possível a integração das atividades pedagógicas com os recursos, estimulando a criatividade e a autonomia diante da dinâmica da aprendizagem. Acredita-se que a pesquisa contribui com a conhecimentos sobre os conhecimentos para uma prática pedagógica inclusiva efetiva dos docentes, a partir da discussão do acesso de todos à leitura, independentemente de suas limitações.
Downloads
References
ALBANO, Fernanda. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2021
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Art. 205, 1998. Disponível em: Acesso em 21 nov. 2023
BRANSON, Roman. Issues in the Design of Schooling: Changing the Paradigm. Educational Technology, 30(4): 7-10, April, 1990.
BERSCH, Rita. Tecnologia Assistiva. Porto Alegre, RS: Assistiva Tecnologia e Educação, 2017.
CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
CONFORTO, Débora. Smartphone na escola: Discussão Disciplinar para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing – LAJC, Vol II, N 3, Novembro 2015. Disponível em: https://lajc.epn.edu.ec/index.php/LAJC/article/view/95. Acesso em 31 fev. 2022.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routldge, 2000. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. São Paulo: Cortez, 1995.
GOOGLE PLAY STORY. Aplicativo Librário. Comentário de usuário não identificado. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ludicside.librario. Acesso em: 22 abr. 2019.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2023. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/> Acessado em: 04 mar 2023.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientifica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MANTOAN, Maria Tereza Egler. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: Inclusão escolar. São Paulo: Summus, 2014.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brasil/os_direitos_humanos. Acesso em: 25 nov. 2023.
SANTANA, Ana. Paula. Surdez e Linguagem. Aspectos e implicações neolinguísticas. São Paulo: Plexus Editora, 2007.
SANTAROSA, Lucila M.C. "Escola Virtual" para a Educação Especial: ambientes de aprendizagem telemáticos cooperativos como alternativa de desenvolvimento. Revista de Informática Educativa, Bogotá/Colômbia, UNIANDES, 10(1): 115-138, 1997
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Dimensão, 1998.
SOARES, Maria. A educação do surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: Edusf, 1998.
VOSGERAU, D.; Sant'Anna R.; ROSSARI, M. Princípios orientadores da integração das tecnologias digitais ao projeto político-pedagógico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 1020-1036, 2017. E-ISSN:1982-5587.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa em Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0