PERCURSOS DA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NO PPGE/UFES
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v0i0.7465Abstract
Objetiva descrever percursos da pós-graduação no Brasil e, nesse contexto, do PPGE/CE/UFES, delineando aspectos de sua trajetória, desde a sua fundação em 1978, até os seus 35 anos de existência, em 2013. Analisa alguns dilemas e perspectivas da articulação entre graduação e pós-graduação, concluindo pela necessidade de superação da lógica subjacente ao formato de organização universitária, e o distanciamento decorrente entre graduação e pós-graduação; lógica que é de ordem político-cultural. Assume, assim, a necessidade de busca de uma nova racionalidade na qual a cooperação entre graduação e pós-graduação seria o vetor de constituição do coletivo demandado para a reinvenção das relações universidade, pós-graduação, educação e comunidade.
Palavras-chave: Pós-Graduação no Brasil; PPGE/UFES, Articulação Graduação-Pós-Graduação, Cooperação, Coletividade.
ABSTRACT
This article aims at describing the postgraduate courses in Brazil and, in that context, the PPGE/CE/UFES, outlining aspects of its trajectory, since its foundation in 1978, until its 35 years of existence, in 2013. Examines some of the dilemmas and prospects of the articulation between graduate and postgraduate courses, concluding on the need to overcome the underlying logic of the university organization format, and the resulting distance between graduation and postgraduation; logic that is within political and cultural order. Thus, assume the need to search for a new rationality in which cooperation between graduate and postgraduate courses would be the vector of the constitution of the collectiveness required for the reinvention of relations between university, postgraduate courses, education and community.
Keywords: Postgraduation in Brazil. PPGE/UFES. Articulation between graduate and postgraduate courses. Cooperation. Collectivity.
Downloads
References
BRASIL. Constituição Federal, 1998.
BRASIL. Lei 9.394/96. Estabelece as diretrizes e Bases para a Educação Nacional. In: CARVALHO, Geraldo I. (Org.). Ensino superior, legislação e jurisprudência. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.
CARVALHO, Janete Magalhães. A formação do professor e do pesquisador em nível superior no Brasil: análise histórica do discurso do governo e da comunidade acadêmico-científica. 1992. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CARVALHO, Janete Magalhães. O professor e o pesquisador no período populista. Cadernos de Sociologia - Universidade & Pesquisa, Porto Alegre, v. 8, dez. 1998.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 2001.
CURY, Carlos Alberto Jamil. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 88, p. 3-17, out. 2004.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2006.
INEP. Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais. A educação nas mensagens presidenciais (1980-1986). Brasília, 1987.
NEGRI, Antonio. Cinco lições sobre Império. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0