A circularidade de saberes na formação docente:desafios e limites de um campo de estudos

Autores/as

  • Luís Paulo Cruz Borges

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v35i1.4919

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a circularidade de saberesna formação docente, através da constituição de um campo deestudos André (2010). A investigação baseia-se, ainda, em outraspesquisas sobre formação docente, a saber, André (2009; 2010), Brzezinskie Garrido (2001), Lüdke e Boing (2004), Gatti (2003), entreoutros autores, que consubstanciam teórico-metodologicamente asanálises propostas. Evidencia-se a necessidade de problematizar aprodução de conhecimento a partir de resultados de pesquisas comouma possibilidade de avançar em debates já fraturados no âmbitoacadêmico. A partir da produção analisada questiona-se: como éproduzida uma investigação no campo da formação docente; qualsua função; e, ainda, se os sujeitos e/ou as instituições investigadasse apropriam dos resultados dessas pesquisas. Pautando-se nessesquestionamentos visa-se estabelecer uma circularidade de saberesentre a universidade e os diversos espaços-tempos educativos comouma das perspectivas que as pesquisas em Ciências Humanas, sobretudona área de educação, não deveriam perder de vista.

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