PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA FIGURAÇÃO ESCOLAR: APROXIMAÇÕES ELISIANAS
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v22i46.19511Resumo
Este artigo é resultado de pesquisas acerca da potencialidade do trabalho intelectual de Norbert Elias para a Educação, fomentadas no âmbito de um grupo de pesquisadores(as) que vêm trabalhando com as teorias desse autor há cerca de vinte anos, em diferentes instituições no Brasil e no exterior. Tais grupos de pesquisa contam com pesquisadores estrangeiros, especialmente ingleses e holandeses, que foram orientandos ou trabalharam com Norbert Elias. Assim, nossa reflexão neste artigo aborda a sociodinâmica das relações de poder no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência, particularmente no que tange à constituição de tal sujeito, enquanto outsider da escola comum, e às figurações existentes que o estigmatizam e o inferiorizam. A nossa intenção foi problematizar, a partir da perspectiva elisiana, a figuração escolar no processo de inclusão dos alunos com deficiência, como um espaço que produz cultura escolar fundada em relações de poder entre os indivíduos que a compõem.
Downloads
Referências
Escola e violência. Brasília/DF: UNESCO/UCB, 2010.
CIDADE, Ruth Eugênia. Estabelecidos e outsiders: traçando um paralelo com a inclusão do portador de deficiência na escola. Revista Conexões, Campinas, n. 5, dez. 2000, p. 23-25.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
______. La civilización de los padres. In: WEILLER, Vera (Org.) La civilización de los padres y outros ensayos. Bogotá: Editorial Norma, 1998.
______. Introdução à sociologia. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.
______. Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______. Mi trajectoria intelectual. Barcelona, Península, 1995.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro, 2008.
MARTINS, Bruno Sena et al. A emancipação dos estudos da deficiência. Revista Crítica de Ciências Sociais, 98/2012, p. 45-64.
LEÃO, Andréia Borges. Norbert Elias & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Os estabelecidos e os outsiders: cegueira e inclusão no espaço escolar. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.14, n.28, p.151-160, jul./dez. 2008a.
______. Os estabelecidos e os outsiders: notas sobre inclusão escolar a partir das contribuições de Norbert Elias. “In”: VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA "MUNDOS SOCIAIS: SABERES E PRÁTICAS", VI; Jun. de 2008b, Universidade Nova de Lisboa.
NOZU, Washington Cesar Shoiti. O poder da palavra: o discurso médico e o discurso social da deficiência e suas implicações para as políticas e práticas educacionais. In: NOZU, Washington Cesar Shoiti; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação especial e inclusão escolar: tensões, desafios e perspectivas. São Carlos: Pedro & João, 2014, p. 41-59.
OLIVEIRA, Ivone Martins de. A constituição da subjetividade de pessoas com deficiência: contribuições dos estudos de Norbert Elias. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de. Conhecimento e margens: ações pedagógicas e pesquisa em educação especial. Porto Alegre: Mediação: 2009, p. 75-93.
OMS. Relatório Mundial sobre a Deficiência. São Paulo: Governo do Estado de São
Paulo/Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011.
ROCKWELL, Elsie. Etnografia e teoria na pesquisa educacional. In: EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participante. 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989, p. 31-54.
SANTOMÉ, Furjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 155-172.
SARAT, Magda. Contribuições de Norbert Elias aos estudos da Infância e Processo Civilizador. In: COSTA, Célio Juvenal; SARAT, Magda; GEBARA, Ademir (Orgs.). Leituras de Norbert Elias: Processo Civilizador, Educação e Fronteiras: Maringá. EDUEM, 2014, p. 157-174.
SOBRINHO, Reginaldo Célio. Norbert Elias: contribuições para a pesquisa em educação especial/inclusão escolar. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de. Conhecimento e margens: ações pedagógicas e pesquisa em educação especial. Porto Alegre: Mediação: 2009, p. 55-73.
______. A relação da família de alunos com deficiência e a escola comum: reflexões sobre inclusão. In: VICTOR, Sonia Lopes; DRAGO, Rogério; PANTALEÃO (Orgs.). Educação especial: indícios, registros e práticas de inclusão. São Carlos: Pedro & João, 2013, p. 33-52.
VIDAL, Diana Gonçalves. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. Revista Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, pp.25-41, Jan/Jun 2009.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0