Política Social de Educação: emancipação humana para que e para quem?

Authors

  • Thais Valéria Fonseca de Oliveira Scane Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand
  • Cleonilda Sabaini Thomazini Dallago Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Eugênia Aparecida Cesconeto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a possibilidade emancipadora da política de educação, no contexto dos Institutos Federais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de aproximar o leitor aos fundamentos da política social, e como historicamente se constituíram no Brasil. Em seguida, apresenta-se a proposta de inserção dos institutos federais, com foco na atividade educativa que dentre seus objetivos apresenta a categoria emancipação, procurando compreender a difícil tarefa da sua efetividade em uma sociedade capitalista, tomada por preceitos individualistas e teorias meritocráticas e de empoderamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thais Valéria Fonseca de Oliveira Scane, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand

Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Toledo e assistente social no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand.

Cleonilda Sabaini Thomazini Dallago , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Serviço Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Professora associada da Graduação e Pós-Graduação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Eugênia Aparecida Cesconeto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Serviço Social, professora da Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Toledo.

Published

13-06-2023

Issue

Section

Comunicações Orais - Educação e Política Social