Política Social de Educação: emancipação humana para que e para quem?

Autores/as

  • Thais Valéria Fonseca de Oliveira Scane Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand
  • Cleonilda Sabaini Thomazini Dallago Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Eugênia Aparecida Cesconeto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a possibilidade emancipadora da política de educação, no contexto dos Institutos Federais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de aproximar o leitor aos fundamentos da política social, e como historicamente se constituíram no Brasil. Em seguida, apresenta-se a proposta de inserção dos institutos federais, com foco na atividade educativa que dentre seus objetivos apresenta a categoria emancipação, procurando compreender a difícil tarefa da sua efetividade em uma sociedade capitalista, tomada por preceitos individualistas e teorias meritocráticas e de empoderamento.

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Biografía del autor/a

Thais Valéria Fonseca de Oliveira Scane, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand

Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Toledo e assistente social no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand.

Cleonilda Sabaini Thomazini Dallago , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Serviço Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Professora associada da Graduação e Pós-Graduação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Eugênia Aparecida Cesconeto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Serviço Social, professora da Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Toledo.

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Educação e Política Social